segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que Será o Amanhã? ATENÇÃO: Alerta de spoiler (bem leve)

Boa noite, Brasil!

Aqui em Varsóvia já é madrugada. Aí no Brasil, a noite ainda é infante, de modo que imagino que terão tempo de ler ainda este post antes de dormir. Como diz o título, trato um pouco aqui do que temos planejado para amanhã, de maneira que A PARTIR DESTE PONTO ficam todos de sobreaviso em modo "alerta de spoiler". Se você não quer antecipar nada sobre o dia de amanhã, pare de ler agora.





Amanhã acordaremos às 6:45h, vamos tomar café da manhã e às 7:30h nos preparamos para subir no ônibus e deixar o hotel. Nossa primeira parada será o cemitério Judaico de Varsória. É um paradoxo que tangencia, a um só tempo, a tragédia e a prosperidade, mas não há dúvidas que o lugar da cidade onde melhor se percebe a VIDA judaica que aqui floresceu é justamente o cemitério. Este paradoxo revela muitas diferentes facetas (tem razões históricas, filosóficas, religiosas e culturais) e nos convida a profundas reflexões em todas essas áreas. A eternidade, de algum modo, está lá: fisicamente e espiritualmente. Amanhã falaremos mais do assunto.

Depois, vamos seguir viagem até Tykocin e a floresta de Lupochowa. Lá havia um vilarejo judaico que não sobreviveu ao Holocausto e cuja história vamos conhecer de perto. (amanhã conto mais, porque já ultrapassei o limite do spoiler aqui).

Antes de retornar a Varsóvia, iremos ainda viajar até Treblinka: um dos mais terríveis campos de extermínio nazista, maior responsável pela quase aniquilação da comunidade judaica de Varsóvia. Lá iremos, por primeira vez, encarar de frente a realidade da desumanização e do extermínio que foi tão cruelmente, metodicamente imposta pelos nazistas - uma gigantesca indústria de morte de horror e de destruição.



Depois, voltaremos ao hotel, onde teremos uma atividade em conjunto com os grupos do Colégio Renascença (de São Paulo) e do Liessin (do Rio de Janeiro). Então, caro, leitor, não deixe de acompanhar este que vos escreve amanhã. Muitas emoções nos aguardam.

Boa noite, Brasil! Até amanhã!

5 comentários:

  1. Moré Daniel obrigado por nos manter informados!!! e também por nos deixar curtir e viajar atraves deste blog !!! Beijos a todos

    ResponderExcluir
  2. Caro Rabino Daniel, obrigado pela dedicação e liderança que tornam esta Marcha da Vida, a nossa Marcha da Vida.
    Eu tenho certeza que a Vida de nossos filhos será iluminada e marcada por esta experiência de vida e esta convivência celebrando nossa existência, superação e continuidade. Abraço, Elias e Rochelle Gendelmann

    ResponderExcluir