terça-feira, 10 de maio de 2016

Breve Reflexão sobre o Mar Morto

Estamos ainda na margem ocidental do Mar Morto. Daqui a pouco seguiremos para Kfar Hanokdim para experimentar um passeio sobre camelos. Aproveito nossa parada aqui para dividir com vocês uma breve reflexão.

Em Israel, temos diferentes mares: o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho, o Mar Morto e o Mar da Galileia (ou Kineret) que é, na realidade, um lago de água doce. O Mar da Galileia e o Mar Morto estão diretamente ligados, através do Rio Jordão.



O que faz com que dois mares ligados entre si tenham características tão diferentes? Enquanto um possui águas doces que abastecem o país, o outro é um poça salgada e insalubre que seca no deserto. Por que são tão diferentes?

Não vou entrar aqui nas razões geográficas, geológicas e climatológicas que contribuíram para essa disparidade. Aponto aqui um outro aspecto que transmite uma ideia muito verdadeira sobre a vida e este mundo.

O Kineret recebe águas do degelo do Hermon e das nascentes no norte, se enche com essa água e passa adiante a água através do Rio Jordão para o Mar Morto. O Mar Morto recebe essas águas e não as passa adiante.

Isso também acontece com o ser humano. Quem aprende, se enriquece e passa adiante o que aprendeu, mantem-se sempre vivo, em crescimento e contribui para os demais. Quem não passa adiante o que aprende, acaba secando e "suas águas" não são potáveis. Quem recebe bondade de outros e passa adiante, mantem-se próspero. Aquele que recebe, recebe, recebe e não faz bondade aos demais, ao invés de acumular o que recebeu, míngua.

Não é só a beleza da paisagem e a aventura de flutuar que o Mar Morto nos proporciona; Observando o mundo e a natureza, aprendemos mais também sobre nós.




3 comentários:

  1. Que inveja! Aqui está chovendo, frio e um caos, típico deste país!! Vocês são privilegiados!!! Aproveitem!! Grande beijo para todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Profundidade nas coisas mais prosaicas e ainda de manhã cedo. Isso é para tornar nosso dia mais especial. Fico super feliz que as malas tenha chegado.Depois quero ver os modelitos que vocês compraram. Muitos beijos e curtam muito ainda mais a viagem.

    ResponderExcluir
  3. Profundidade nas coisas mais prosaicas e ainda de manhã cedo. Isso é para tornar nosso dia mais especial. Fico super feliz que as malas tenha chegado.Depois quero ver os modelitos que vocês compraram. Muitos beijos e curtam muito ainda mais a viagem.

    ResponderExcluir