terça-feira, 3 de maio de 2016

De Volta à Estrada

São 9:25h aí no Brasil. Aqui já são 14:25h e estamos de volta à estrada.

Estivemos há pouco em Tykocin, um pequeno povoado onde uma comunidade judaica proporcionalmente numerosa, com cerca de 3.000 membros prosperou desde o século 15 até a Segunda Guerra. Quase a totalidade dos judeus deste povoado foram assassinados em apenas dois dias na floresta de Lupochowa, não muito longe dali. Não restou do judaísmo na cidade nada além do silêncio.

Mais tarde volto para contar mais (sei que já estou devendo contar mais sobre o cemitério e que as dívidas estão se acumulando... mas, como dizem aí no Brasil: "pago quando puder") sobre a história deste lugar.

O caso é que já estamos de volta à estrada e não permite o curto tempo que se escreva agora o que demanda o lugar. É preciso admitir que o relato escrito tem suas vantagens e enxerga na alma e nos sentidos muitas coisas que escapam às lentes da câmera, porém, em tempos de internet rápida as imagens são mais velozes do que as palavras - e, por certo, também tem grande poder que, dizem, mil palavras alcança.

Viajamos agora para sudoeste. Daqui a meia hora paramos para almoçar e depois seguimos para Treblinka. Deixo, portanto, vocês com algumas imagens de hoje. Quando puder, (bli neder) conto mais. Fiquem com a gente.

Tykocin

Em frente à sinagoga de Tykocin

Floresta de Lupochowa

Floresta de Lupochowa

Floresta de Lupochowa

Floresta de Lupochowa

2 comentários:

  1. Estou muito emocionada acompanhando essas imagens e esses relatos. Obrigada Moré Daniel!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir